ARTEMIS

Ciência X Religião. O que Deus tem a ver com isso?

Recém comecei a ler a matéria e tive de parar.
Sobre essa eu tenho uma opinião a dar,e já há muito tempo.
Interessante ver, que geralmente a questão seja trazida à tona pelo lado oposto do confronto. Porém,ultimamente, parece que também para o outro lado,tornou-se muito importante trazer o velho assunto à discussão usando apelos tão radicais à ponto de tornar semelhante a dupla opositora.
Em, Deus está Morto?, da Revista Galileu, lemos sobre a antiga disputa ciência/religião.
Sem dúvida, sempre estive mais pendente para o lado ciência, devido ter escolhido esse mundo para mim, e às muito mais óbvias evidências de danos maiores que benefícios (pelo menos do meu ponto de vista) causados pelo lado religião, mostradas ao longo da história.
Passado o tempo, convivendo com a ciência, e tendo também convivido com a religião, pois acredito profundamente na existência de Deus, as coisas foram mudando para mim.
Não!!! Não mudei "de lado", como sei que muitos esperam que seja a continuidade do que eu tenho a dizer.
Simplesmente porque acho que esses “lados” não existem, ou, no mínimo, não teriam porquê existirem.
O que acontece aqui, a meu ver, é o homem exercendo a sua grande capacidade de arranjar problema para si próprio. Uma por ficar pensando, julgando se preocupando demais, outra por sua prepotência e orgulho.
Como já disse acredito profundamente em Deus, em seu amor e em sua perfeição. E também acredito que sequer temos a capacidade de entender o que poderia estar contido dentro do que conceituamos como perfeição, quanto mais então entender a Deus. Então, por que nos preocuparmos em compreeender o que, nós mesmos, previamente já decidimos que não o podemos fazer?
Quem estaria autorizado a dizer (com ou sem “livros sagrados”, pois esses podem ser alterados à todo momento) que Deus quer isso ou aquilo?
E quanto ao que podemos ou não fazer com os conhecimentos que a ciência adquire à cada dia?
Parece-me que a questão também é simples e auto-explicativa: tudo o que pudermos fazer, nós o faremos, a lei humana permitindo ou não.
No meu entendimento, isso significa que, se Deus tem algum motivo para perder seu tempo com as mesmas preocupações que nós, suas supostas criaturas (mas que estão sempre invertendo a situação e enxergando Deus como uma espécie de humano sujeito às mesmas preocupações, já que só conhecemos o que temos), tudo o que pudermos encontrar (facilmente ou através da ciência), nos é de direito. Em outras palavras, e agora são os cientistas que vão querer me excomungar, Deus permite.
A ciência também deve perceber que a disputa sempre ocorre do homem com o homem, Deus nunca se manifestou nessa guerrinha pequena (do que seria o ponto de vista Dele). As religiões criam seus dogmas, regras, crenças e superstições; ou seja, o homem cria, pois o homem constrói as religiões e não Deus.
Assim como a ciência, muitas vezes, se crê capaz de resolver todos os mistérios do universo, com sua prepotência, mas ainda sequer pode dar garantias de que essas “mentes brilhantes” e seus códigos genéticos descendentes vão ter um local para moradia nos próximos séculos.
A maneira como vamos usar o que aprendemos e desenvolvemos, por mais que se discuta a suposta “opinião” de Deus, sempre vai ser a que quisermos, por mais leis, fiscalizações e penalizações que possam existir.
Resumindo: Tudo o que pode ser feito, será. Porque Deus permite. E se Deus permite, por que ficar criando conflitos sobre o assunto?
0 Responses

Postar um comentário

Pesquisa personalizada