ARTEMIS


Queima de Calorias:


Estava me exercitando no simulador de caminhada e assistindo o Discovery Channel, um programa com um nome como: O mundo do Futuro, algo assim.
No programa passaram a falar da obtenção de energia e citaram a pesquisa de uma jovem cientista que está criando plataformas para serem colocadas em calçadas, capazes de absorver a energia desprendida pelas passadas realizadas pela caminhada das pessoas. Diariamente milhares de pessoas liberam uma enorme quantidade de energia, apenas se movimentando, e essa energia poderia ser armazenada, uma maneira de fazê-lo foi desenvolvida por essa pesquisadora criativa, outra por sua colega Israelense, para o uso em Estradas Geradoras de Energia.
Sempre procurei me exercitar, e também sempre estive com a atenção voltada para os assuntos da ciência. A energia e sua geração e armazenagem é sempre um assunto interessante para mim, principalmente levando em conta a necessidade de geração de energias de fontes alternativas devido às necessidades ecológicas.
Quando me exercitava, freqüentemente lembrava que um dos meus principais objetivos era a chamada “queima de calorias”. Nunca gostei dessa maneira de se referir ao assunto, pois torna evidente algo que me incomoda: EU ESTOU QUEIMANDO ALGO QUE PODERIA ESTAR ARMAZENANDO!!
Na verdade, acho isso uma coisa quase absurda, pois desperdiçamos energia voluntariamente (e até desesperadamente) por uma motivação, também de saúde, mas quase sempre estética, e, por outro lado, procuramos gerar energia de forma limpa, pois necessitamos dela para manter o mundo que conhecemos.
Meu simulador de caminhada tem um pequeno monitor de velocidade, distância percorrida, tempo e outras coisas, que funciona com pilhas comuns.
A energia que disperso com minha caminhada, não poderia ser utilizada para fazer funcionar o próprio monitor do simulador de caminhada, por exemplo?
Já me disseram que existem aparelhos para ginástica que tem essa opção, mas, pesquisei muito preço e características do meu antes de comprá-lo em um site pela internet, e nenhum deles citava ter essa característica, pois conseguiria com isso minha simpatia imediata na avaliação inicial do produto.
A jovem pesquisadora na TV, e sua colega Israelense, que infelizmente não saberei nomear, estão provando que minhas divagações enquanto me exercito não são necessariamente absurdas. Talvez excessivamente imaginativas.
Porém, já foi mostrado pela História, que a criatividade e a imaginação são essenciais para a criação. Associadas à coragem para enfrentar o cruel julgamento da opinião externa sobre o que é ou não aceitável (até como pensamento e idéia), deram condições para a existência do nosso atual mundo tecnológico.
É muito provável que já exista esse sistema de aproveitamento da energia gerada pelos aparelhos de ginástica, eu é que não sei.
Encontrei uma divulgação científica da FAPESP muito interessante, que cita um aparelho capaz de armazenar a energia gerada em uma caminhada, e já deve ter sido aperfeiçoado, que me faz acreditar na possibilidade de que já existam também aparelhos de ginástica com aproveitamento da energia desperdiçada (já que essa é a minha cisma): Caminhada Energética
Se alguém souber, por favor, me conte. Vou adorar saber.
Mas se não existe....
Tem alguém aí querendo desenvolver essa idéia?
0 Responses

Postar um comentário

Pesquisa personalizada