ARTEMIS


EDUCAÇÃO - PARTE III

Educação, Cultura, Inteligência. Qual o significado dessas palavras quando às utilizamos para caracterizar pessoas?
O tema cultura me foi trazido ao pensamento pelo texto da Julia Rodrigues, citado pelo Alessandro Martins em Qual o significado profundo de cultura?
Estou à procura de uma nova escola para minha filha. Sinceramente, acredito ser uma tarefa a qual não havia ainda percebido a imensa responsabilidade envolvida.
Talvez fosse inconsciência minha, ou falta de experiência mesmo, mas para as primeiras séries apenas me preocupava que ela fosse corretamente alfabetizada em um ambiente saudável. Deve ter sido minha posterior experiência como docente que me ampliou a consciência sobre essa responsabilidade.
O que quero de uma escola para a minha filha?
E o que ela precisa em uma escola?
Quero para ela em uma escola um local que lhe dê condições mínimas de desenvolver suas potencialidades pessoais de inteligência e cultura para que ela se torne uma pessoa realmente EDUCADA.
Uma instituição que a conduza, não a dirija, lhe dê meios e apoio ao máximo para que ela possa utilizar o seus tipos particulares de inteligência para se apropriar de conhecimentos que lhe sejam prazerosos, mas também aqueles que ela simplesmente vai ter de aceitar como parte do que tem de aprender. Pois esse também é um dos fatores da aprendizagem: nunca poderemos ter somente aquilo de que gostamos, e saber conviver com isso faz parte de amadurecer.
Mas principalmente, um local que a estimule a cultivar (usando um termo colhido do texto citado) aquilo que ela é como ser humano, seus dons pessoais e capacidades, não importando que eles sejam mais voltados para artes, ciências, esportes, música...mas sem abandonar o todo em benefício de caminhos que levam apenas à formação de conhecimentos isolados uns dos outros, esquecidos que nosso mundo é um só.
Desenvolvemos um mundo de compartimentos de idéias, onde um ser não pode se atrever a invadir a área do outro, porque não teve chances para se cultivar em outros assuntos (não foi estimulado,ou não o quis).
Existe uma confusão de terminologias, onde, muitas pessoas consideradas cultas, são apenas extremamente inteligentes ,o que pode ajudar muito em se obter cultura mas não é a cultura ou muito instruídas em alguma ou algumas coisas ou ainda muito carregadas de informações.
Acredito que essa super-especificidade, formando pessoas instruídas muito profundamente, mas "só" naquilo (lembrar: "ninguém entende letra de médico", isso significa que saber escrever bem não é importante para eles?)e a valorização da carga de informação que se possa armazenar (e não do uso que se poderia fazer de pouca, mas boa e bem aproveitada), podem ter por efeito matar a cultura.
Assim como uma planta muito forte e bela que se desenvolve plena e satisfaz muito seu jardineiro, que talvez nem venha a perceber que essa bela flor acabou por sufocar todas as demais plantas do jardim com sua excessiva necessidade de maiores cuidados, espaços e tudo mais dentro do jardim.
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