ARTEMIS
Nossa rápida caminhada até o Mundo de Hoje - PARTE I

A atualidade nos trás muitas coisas novas em termos de conhecimentos e tecnologia. O que torna nossas vidas mais confortáveis e interessantes, mas também causa o aparecimento dos problemas devidos à modernidade. Tais como crimes que envolvem a internet, doenças e transtornos ligados aos hábitos de nossos dias.
Junto a isso, um novo tipo de segregação social, aquele que separa as pessoas que puderam adquirir bases para apreender as exigências, bastante recentes, que se impõem à pessoa comum,  como a manipulação dos produtos do conhecimento tecnológico.
Nem que seja aquele de saber apertar teclas em aparelhos. Pois, na verdade, não se trata somente disso. Trata-se de saber da existência do aparelho, para que ele serve, como ele funciona, de que maneira utilizá-lo. Observando atentamente, uma grande quantidade de informações está envolvida em algo aparentemente simples.
Pois, se para nós que estamos nesse momento escrevendo ou lendo utilizando como veículo nossos computadores pessoais, isso parece natural e sempre presente, sugiro observar as agências bancárias, por exemplo, para que lembremos que esse é ainda um mundo restrito a não muitas pessoas, apesar de estar definitivamente instalado em nosso cotidiano.
Pode-se ver pessoas que, de uma hora para outra, têm de aprender a utilizar aparelhos para emitir senhas para que sejam atendidos, utilizar os caixas eletrônicos para realizar operações que, há não muito tempo, eram feitas através do atendimento por uma pessoa.
O mundo em que vivemos é, antes de tudo, um conjunto de muitos mundos convivendo. Então, quando escrevo, no parágrafo acima, “de uma hora para outra”, isso se refere a um desses mundos. Ao dessas pessoas às quais me referia, que não tiveram acesso ao que para nós, que agora nos comunicamos, já faz parte do corriqueiro.
Onde esse "para nós", no qual me inclui, também pode ser subdividido. Pois, se para algumas pessoas esse já é o seu mundo de nascimento, para mim, é o que tenho de ir aprendendo diariamente. Felizmente, com a oportunidade de acesso a meios para esse aprendizado.
Marcadores: , edit post
0 Responses

Postar um comentário

Pesquisa personalizada