ARTEMIS
Nossa rápida caminhada até o Mundo de Hoje - PARTE II

Ainda há pouco tempo, as pessoas morriam de doenças infantis, como o sarampo. Que atualmente, sequer tem espaço de respeito nas conversas de família ou amigos, tão pouco importante se tornou.
Atualmente as pessoas se preocupam com o mal de Alzheimer, que meus pais e avós não devem nunca ter ouvido falar. O mal de Alzheimer é uma patologia nova? Provavelmente não. Apenas tornou-se importante com o aumento da expectativa de vida da população como um todo, já que se trata de algo que se manifesta em idades mais avançadas.
E o sarampo? Por que foi esquecido? Porque nossa capacidade técnica e organizacional conseguiu desenvolver vacinas e distribuí-las a ponto de manter essa doença de origem viral e potencialmente letal sob controle.
Passou a ser, uma doença do passado. Dando espaço àquelas do futuro, como o Alzheimer, decorrente da nossa nova realidade. Ironicamente, decorrente da nossa melhor qualidade de vida, que permite maior longevidade da população.
Porém, o vírus causador do sarampo, só foi isolado em 1954 e sua vacina só foi desenvolvida em 1963. No Brasil, em 1980, apenas 30 anos atrás, o sarampo fazia parte de um grupo de doenças denominado imunopreviníveis. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 150.000 pessoas eram atingidas anualmente por esse grupo de doenças, e mais de 5.000 eram os óbitos. Em apenas 20 anos, através da manutenção do programa de vacinações, os casos passaram a pouco mais de 3.000 com apenas 277 óbitos.
O que se pode ver, é que, existe a possibilidade, de o jovem cientista de hoje, empenhado em procurar meios para o controle e a improvável cura do Mal de Alzheimer, para garantir a si e a seus descentes uma melhor qualidade de vida em suas vidas, agora potencialmente mais longevas, tenha sido poupado do perigo do sarampo e seus parceiros (pertencentes ao grupo citado), quando imunizado ainda criança, com aquela, então recente, vacina, na qual se depositavam votos de confiança para a saúde do futuro.
Por essa época, 1980, um pouco antes, um pouco depois, em minha infância e adolescência, costumava ouvir fatos reais sobre primos ou até mesmo irmãos de minha mãe que haviam morrido vitimados por sarampo ou outras doenças infantis, que já a mim não assustavam, apenas traziam a vaga esperança de ficar alguns dias sem ir à escola.
Atualmente, devo concentrar minha atenção é no Alzheimer, pois o que se teme atualmente é a diminuição da qualidade de vida, advinda do fato de nossa capacidade de podermos viver um período de tempo maior, porém sujeitos a doenças crônico-degenerativas, as quais não causam a morte em um primeiro momento, mas uma série de limitações.
Tratam-se das doenças da modernidade, com freqüência agravadas por alguns dos benefícios e confortos dos quais dispomos na atualidade. Tais como o conforto de se locomover de carro para longas e até mesmo curtíssimas distâncias, a disponibilidade ampla e excessivamente farta de alimentos, entre eles o prazer do açúcar. O grande arsenal de drogas lícitas (para o uso em benefício da saúde, mas também abusáveis) e ilícitas. Sem deixar de citar as drogas lícitas recreativas, talvez mais danosas que as ilícitas, tanto para a saúde do indivíduo como da sociedade.
Será que o seu filhinho ou netinho lá na pré-escola (ou já mudaram o nome outra vez?) já ouviu falar no sarampo? Ou aquele algumas séries mais velho, leu sobre isso na internet porque alguém falou?
Só se ele andou de papo com o seu avô, que deve ter contado a ele que teve o sarampo na infância, quando o bisneto (tatara?) veio lhe fazer uma entrevista para um trabalho de ciências que criou baseado em uma doença que sabe estar muito em alta entre os idosos: esse tal de Alzheimer.
- E o vô disse que nem sabia quem era esse cara!
1 Response
  1. Roberto Says:

    Ministério da saúde:" Não podemos colocar a saúde pública em risco por causa de teorias e boatos irresponsáveis e sem nenhum evidência que são verdadeiros."
    O único boato irresponsável é de que a vacina é segura e de que a gripe suína é muito perigosa!! Nao se deixe enganar, cheque as notícias, todas tem fontes!



    - [VIDEO] Bebê é internado após tomar vacina contra gripe H1N1 em SP
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/video-bebe-e-internado-apos-tomar.html
    - Opinião de profissionais altamente qualificados sobre o vírus H1N1 e a vacina
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/opiniao-de-profissionais-altamente.html
    - Bomba: Diário Digital de Portugal: Gripe A(H1N1): OMS e farmacêuticas acusadas de alarmismo
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/diario-digital-de-portugal-gripe-ah1n1.html
    - Estadao: Para Conselho da Europa, OMS exagerou no alerta de gripe suína
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/estadao-para-conselho-da-europa-oms.html
    - Documento de Estratégia de Vacinação Nacional Contra H1N1 Prevê Doenças Graves como Guillan Barre
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/documento-de-estrategia-de-vacinacao.html
    - Bill Gates admite que vacinas são usadas para depopulação humana
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/bill-gates-admite-que-vacinas-sao.html
    - BBC: Gripe Suína na Inglaterra : Das Manchetes à Notícia do Passado
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/bbc-gripe-suina-na-inglaterra-das.html
    - [VIDEO] Grávidas perdem bebé depois de tomar vacina da Gripe A
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/04/video-gravidas-perdem-bebe-depois-de.html
    - Pará: Bebê morre ao receber vacina contra Gripe A
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/para-bebe-morre-ao-receber-vacina.html
    - China Reporta Problemas de Paralisia com a Vacina Contra a Gripe Suína / H1N1
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/china-reporta-problemas-de-paralisia.html
    - Ministra da saúde francesa duramente interrogada sobre os conflitos de interesse na vacinação contra o H1N1
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/ministra-da-saude-duramenteinterrogada.html
    - Suécia: Gripe A: Homem morre após tomar vacina
    http://www.anovaordemmundial.com/2010/03/suecia-gripe-homem-morre-apos-tomar.html


Postar um comentário

Pesquisa personalizada