ARTEMIS
Nossa rápida caminhada até o Mundo de Hoje.


Alguém ainda tem alguma dúvida de que nosso mundo está em um processo de mudança que se pode medir em uma aceleração de crescimento exponencial?
A todo o momento são criadas novidades tecnológicas, conceituais. O que consideramos novo hoje, amanhã, já é aquilo que serviu para dar origem ao projeto do que será criado depois de amanhã. Quando já não está superado amanhã, por outro “novo”.
Já estamos tão habituados a esse nosso mundo “mutante instantâneo”, que sequer percebemos que apenas cerca de 30 anos o mundo conseguia existir sem a internet, que a apenas uns trinta e poucos anos pôde-se ter computadores dentro de uma casa, PC`s, e não ocupando salas ou prédios inteiros, que a apenas a cerca de 60 anos existem televisores no planeta Terra (tem muita gente cheia de vida ainda com essa idade, não tem?),  e que meus avós consideravam um luxo ter um rádio em casa.
E quanto aos hábitos, costumes e valores? Também nesses setores as mudanças estão sendo profundas e em processo de aceleração contínua.
Temos hoje novas estruturas familiares, ou até mesmo nenhuma estrutura. E isso, apenas tomado um exemplo, dentre tantas outras possibilidades de temas, os quais não são mais necessariamente conceituados dentro de valores estáticos de bom ou ruim, útil ou inútil, saudável ou insalubre.
Como foi para essas últimas gerações, que sentiram em suas próprias vidas esse período último, que marcou a transição entre um mundo em fase de mudança em alta velocidade, para um mundo em mudança com aceleração contínua e crescente?
Tenho ouvido muitos depoimentos sobre o mundo já passado, desde a minha infância, vivido as minhas próprias experiências, sentido e analisado essas transformações, e continuo a acompanhar o que se desenrola dia a dia nesse nosso planeta, informação potencialmente acessível a todos, devido exatamente às transformações do planeta. Acompanho até mesmo o que se prevê para o futuro, devido às possibilidades do que já temos em nosso mundo.
Esse grande salto do qual estou sendo testemunha ocular é algo que me causa um grande fascínio e me faz sentir honrada, pela possibilidade de fazer essa ligação entre um passado ainda recente e um futuro bastante próximo, mas que poderão apresentar tantas diferenças entre si que talvez não fossem capazes de se reconhecerem como representantes do ser-humano distanciados por apenas 50, 60, 70 anos.
Tempo suficiente para a expectativa de vida de apenas uma pessoa, em algumas sociedades nos dias de hoje.
Estou aceitando meu auto-desafio de tentar fazer um panorama desse cenário de mudanças, visto do ponto de vista da pessoa comum. Ou, “dessa” pessoa comum que lhes escreve.
Pretendo escrever uma série de textos sobre o assunto, que chamarei de: Nossa rápida caminhada até e o Mundo de Hoje.
0 Responses

Postar um comentário

Pesquisa personalizada